CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
Mantenha-se sempre a par da atualidade
Desafios da Longevidade debatidos em webtalk promovida pelo Expresso, com participação de Nuno Marques
17 Nov, 22

Nuno Marques, Presidente do Algarve Biomedical Center e do Observatório Nacional do Envelhecimento, participou na passada terça-feira, dia 15 de novembro, na webtalk 'Longevidade: um novo desafio", um projeto promovido pelo jornal Expresso para debater os desafios associados ao aumento da longevidade.

A importância de uma alimentação saudável, a prevenção e literacia em saúde e a sustentabilidade do sistema de pensões foram alguns dos temas debatidos nesta webtalk.

Organizada em três painéis, a sessão foi moderada pelo diretor-adjunto do Expresso, Martim Silva, e contou com a participação de Pedro Graça (diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto), Nuno Marques (presidente do Observatório Nacional do Envelhecimento), Elisabete Ramos (investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade de Porto), Maria João Luís (CEO da Multicare), Carlos Lobo (antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais) e Rui Martins (economista da saúde).

O Presidente do Algarve Biomedical Center e do Observatório Nacional do Envelhecimento destacou a necessidade de criar medidas económicas ou de referência à economia do envelhecimento, acompanhando a tendência da maior parte dos países europeus, deixando ainda alguns desafios e propostas para fomentar uma maior longevidade. Na opinião de Nuno Marques propostas como a da criação de um "caderno de encargos" nacional sobre alimentação saudável são alguns passos para pensar melhor a forma como envelhecemos.  

Para ouvir a entrevista completa clique aqui.


Partilhar: